quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Filosofia Kyokushin segundo Masutatsu Oyama


Sosai Masutatsu Oyama resumiu a sua filosofia em 11 lemas, também conhecido como Zayu no Mei Juichi Kajo, que tem uma importância central no seu ensino. Muitos deles ainda hoje têm uma grande aplicação prática.


1. As Artes Marciais começam e terminam com cortesia. Por isso, seja sempre genuinamente educado.

2. Perseguir o caminho das Artes Marciais é como escalar um penhasco - continue focando o alto, sem descanso. Demanda uma absoluta e inabalável dedicação à tarefa.

3. Se esforce por tomar a iniciativa em todas as coisas, protegendo todos os momentos das ações decorrentes do egoísmo ou negligência de animosidade.

4. Mesmo para o praticante das Artes Marciais, o assunto do dinheiro não pode ser ignorado. Mas é preciso ter cuidado para não nos apegarmos demasiadamente a ele.

5. O caminho das Artes Marciais centra-se na posição. Esforce-se para manter a postura correta.

6. O caminho das Artes Marciais começa com mil dias de instrução e se aperfeiçoa após os dez mil.

7. Nas Artes Marciais, introspecção gera sabedoria. Veja na contemplação das suas ações uma oportunidade para melhorar.

8. A natureza e a finalidade das Artes Marciais é universal. Todos os desejos egoístas devem esvair-se no calor de um treinamento duro.

9. As Artes Marciais começam com um ponto e terminam em um círculo. As linhas retas são a partir deste princípio.

10. A verdadeira essência do Martial Way só pode ser descoberta por meio da experiência. Sabendo disto, nunca tema a procura.

11. Lembrem-se sempre, nas Artes Marciais, as recompensas por um coração seguro e agradecido são sinceramente abundantes.

Adaptado do livro "The Budo Karate of Mas Oyama".

Nenhum comentário: